Ritual Consciência Mágica

Dyah Costa

out/24

Descrição da Coluna:

NO ORATÓRIO...

Ritual para Despertar a Consciência Mágica*

Dyah Costa

O ritual descrito abaixo é representativo dos rituais praticados na magia moderna. Ele deve ser usado como um padrão geral, indicando os elementos essenciais e a sequência dos rituais, e também será de algum valor para despertar uma percepção mágica do mundo, que em grande parte consiste em estar ciente de que é possível ver o mundo de uma nova maneira. Como poucos leitores deste livro possuirão um conjunto completo de ferramentas rituais, ele foi projetado para não exigir nenhum instrumento além da chama. Pode ser realizado em qualquer lugar privado onde haja meia hora de silêncio. A estrutura do ritual é baseada no meu próprio sistema de magia New Magus, mas pode ser facilmente adaptada ao sistema da Golden Dawn invertendo os elementos atribuídos ao norte e ao leste.

Use roupas soltas e confortáveis de cores neutras. Tire seu relógio, joias, sapatos e qualquer coisa que atrapalhe a livre circulação do sangue ou irrite a pele. É melhor se você tomar um banho antes de começar ou, pelo menos, lavar as mãos e o rosto. Lembre-se de que você está tentando invocar uma consciência espiritual no templo do seu corpo.

Coloque uma vela sobre uma mesa baixa, como uma mesa de cabeceira, um suporte de plantas ou outro apoio, de modo que a vela fique logo abaixo do nível da cintura. Acenda a vela. Tire alguns minutos para acalmar suas emoções. Quando sentir tranquilidade interior, fique de frente para o sul com a vela à sua frente. Levante os braços, abrindo-os, e eleve a cabeça na postura tradicional de invocação. Olhe para o infinito e concentre sua atenção em uma estrela distante imaginária no alto.

Recite esta oração de purificação, que é tirada do Salmo 51, parte do qual é usada nos rituais da Golden Dawn:

Tem misericórdia de mim, ó Deus.

Apaga as minhas transgressões.

Lava-me completamente das minhas iniquidades
E purifica-me dos meus pecados.

Purifica-me com hissopo, e serei limpo;
Lava-me, e serei mais branco que a neve.

Cria em mim um coração puro,
E renova dentro de mim um espírito reto.

Tu, que és a Coroa
(toque sua testa com o dedo indicador direito)

E o Reino,
(toque sua virilha)

O Poder
(touche seu ombro esquerdo)

E a Glória,
(toche seu ombro direito)

E a Lei eterna,
(toche o centro do seu coração)

Amém.
(aponte para a chama)

Enquanto recita esta oração de purificação fundamentada na magia da Kabbalah, visualize uma cascata de água cristalina e cintilante caindo sobre sua cabeça e corpo, refrescando você enquanto lava todas as suas preocupações.

Gire no sentido horário sobre seu próprio eixo e projete mentalmente, a partir do dedo indicador direito estendido, um círculo flamejante de luz branca que paira na sombra astral do local onde o ritual está sendo realizado. Tente visualizar esse círculo claramente à altura do seu coração, com a energia que o compõe saindo do centro do seu coração, descendo pelo seu braço direito e saindo pela ponta do seu dedo. Certifique-se de conectar mentalmente o final do círculo ao seu início. Se necessário, expanda mentalmente o círculo ao projetá-lo para abranger o local do ritual.

Pronuncie estas palavras enquanto projeta o círculo:

"Do meu coração de ser, estendo este círculo flamejante de poder.
Que nenhuma influência maligna ou discordante entre aqui, nem permaneça dentro de seus limites."

De frente para o sul novamente, fique com os pés juntos e os braços abertos, formando uma cruz com o corpo. Visualize uma coluna massiva de chama vermelha subindo da terra, logo além do limite do círculo, e estendendo-se até o infinito. Concentre-se nela e pronuncie estas palavras:

"Diante de mim, Miguel, Senhor da Chama, o leão do sul."

Sem se mover, visualize atrás de você, no norte, uma coluna semelhante de fogo amarelo. Diga estas palavras:

"Por trás de mim, Rafael, Senhor do Ar, o anjo do norte."

Visualize no oeste uma coluna de fogo azul além do círculo. Diga:

"À minha direita, Gabriel, Senhor da Água, a águia do oeste."

Visualize no leste uma coluna de fogo verde além do círculo. Diga:

"À minha esquerda, Uriel, Senhor da Terra, o touro do leste."

Os quatro me cercam,

(levante suas mãos levemente acima do nível da cabeça)

Fogo acima,
(abaixe suas mãos para a altura da cintura)
Água abaixo;
(junte suas palmas em um gesto de oração sobre o coração)
Sou o coração dos quatro; sou o centro do universo.

Visualize uma cruz feita de três raios de luz irradiando de seu ponto de interseção no centro do seu coração. O raio vertical da cruz é vermelho e vai entre seus pés e passa pelo topo da sua cabeça até o infinito. O raio horizontal que passa sob seus ombros é azul. O raio horizontal que entra em seu peito entre suas palmas unidas e sai pelas suas costas é amarelo. O centro do seu coração brilha com uma luz branca clara que preenche todo o seu corpo como se fosse um vaso de vidro.

Sente-se no chão diante da vela e contemple a chama. Deixe sua respiração ser leve e regular. Esteja ciente da turbulência no ar e aguarde até que esteja completamente tranquila, para que a chama suba em linha reta em um cone, com quase nenhum tremor. Você deve estar longe o suficiente para evitar que sua respiração a perturbe. Tente se tornar tangivelmente ciente, em sua mente, do corpo e da substância da chama sob todos os ângulos. Envolva-se com ela. Imagine que está cercado por ela, e que isso não o incomoda nem um pouco. A sensação é como estar envolto em uma gota de luz solar fluindo para cima.

Gradualmente, deixe suas respirações se tornarem mais profundas e longas, sem forçá-las ou se esforçar. Mantenha-se relaxado. Ao inspirar completamente, segure a respiração por cinco ou dez segundos e direcione sua consciência exclusivamente ao ponto mais alto da chama, onde ela desaparece na insignificância. Tente se concentrar como um microscópio de poder infinito, cada vez mais precisamente no exato lugar onde ocorre a transição entre a chama e o espaço.

Quando você soltar a respiração, deixe sua mente novamente abraçar todo o corpo da chama. Na próxima vez que inspirar, novamente pare sua respiração por alguns segundos e concentre-se na ponta da chama. Tente, a cada parada da respiração, chegar cada vez mais perto do ponto de desaparecimento elusivo.

É vital para o sucesso desta técnica que você não se esforce tentando respirar muito profundamente ou reter a respiração por muito tempo. Se você acabar sem fôlego, é aí que sua atenção estará e todo o propósito será prejudicado. Pode levar várias práticas até que um ritmo leve e sem esforço de respirações e retenções possa ser estabelecido. Não posso enfatizar o suficiente que a real duração da retenção, ou o número de retenções, não tem importância alguma. Somente a mudança rítmica de sua consciência do corpo da chama para seu ponto de desaparecimento é significativa. A cada foco na ponta da chama, tente por pelo menos uma fração de segundo direcionar toda a sua percepção e vontade à margem sem dimensões onde ela desaparece do universo.

Após algumas dezenas de respirações e antes que você comece a ficar cansado, seja mentalmente ou fisicamente, fique de pé de frente para o sul. Levante os braços no gesto de invocação, dizendo em uma voz calma, mas confiante:

"Dou graças pelo cumprimento bem-sucedido deste ritual para despertar uma verdadeira percepção da Luz do Espírito."

Estendendo seu dedo indicador esquerdo em direção ao círculo mágico no sul, gire sobre seu próprio eixo no sentido anti-horário—para a esquerda—e mentalmente reabsorva o anel de chama astral em seu centro do coração enquanto pronuncia estas palavras:

"Eu absorvo este círculo flamejante de poder em meu coração de ser, retornando este local ritual ao seu nível anterior."

Virando-se novamente para o sul, faça o sinal da cruz como fez na abertura do ritual, pronunciando estas palavras:

"Que a graça da Luz
Me guie e proteja,

Tu, que és a Coroa
(toque sua testa)

E o Reino,
(toque sua virilha)

O Poder
(ombro esquerdo)
E a Glória,
(ombro direito)
E a Lei eterna,
(toque o centro do seu coração)
Amém.
(aponte para a chama)

Bata palmas quatro vezes e abra os braços amplamente, com os dedos estendidos, dizendo:

"Este ritual para despertar a consciência da Luz está verdadeiramente concluído."

Apague a vela e relaxe por alguns momentos antes de direcionar suas energias para qualquer outra tarefa. Não tente revisar o ritual em sua mente. Apenas permaneça passivo e deixe que ele atue em seu inconsciente.

Escolhi este ritual porque não é perigoso e, portanto, não requer nenhuma fórmula de banimento. Como é realizado principalmente no astral por meio da visualização, pode ser feito sem instrumentos mágicos. No entanto, ainda é um ritual muito potente. Se você praticá-lo diariamente por várias semanas, deve notar mudanças sutis, mas inconfundíveis, em sua consciência. O propósito do ritual foi deliberadamente deixado indefinido para promover aquelas transformações mais naturais a cada indivíduo. Um despertar geral de percepções mais elevadas, bem como um aumento na vitalidade, são esperados. Outros efeitos dependerão da personalidade e das habilidades da pessoa que usa o ritual. Para uma mudança duradoura, deve ser praticado regularmente por vários meses.

* Texto integral do capítulo 20 da obra Magia Ritual, de Donald Tyson.